Julho/24

De lá pra cá

Já registramos, em números anteriores, a questão do apego como sério obstáculo ao acesso às casas transitórias e colônias. Igualmente, anotamos as questões de energias que compõe o cenário das sintonias e afinidades que regulam os acessos a essas casas transitórias e colônias.

O campo mental do recém desencarnado irá conduzi-lo para o sítio interdimensional que fará jus após o desenlace com o organismo biológico. Trata-se de mera atração magnética.

Tal campo mental está associado as escolhas pretéritas, tanto na erraticidade, quanto nas encarnações passadas, mas, receberá caracterização importante na mais recente passagem, pela densidade mais grosseira.

Assim, o principal fator de influência à tipificação do campo mental advém da encarnação mais recente.

Isso é valioso compreender.

Iremos para onde o nosso campo mental nos levar, ou, mais exatamente, para onde ele for atraído, de acordo com as vibrações que o caracterizam. E o campo mental é uma construção ao longo da encarnação. Fixação magnética de hábitos, costumes, entendimentos, leitura e interpretação da vida, conceitos e pré-conceitos, sonhos, aspirações, atos, atitudes e comportamentos.

Por isso, o “orai e vigiai” é mesmo a grande recomendação. Foi, é e será.

Necessário que se preste atenção nisso.

As casas transitórias são refúgios para o espírito cansado, atormentado pelo processo desencarnatório. Semelhante esforço e tribulação vive o espírito ao assumir o equipamento neurobiológico no ventre materno ou ao viver o momento de sair dele, quando do parto vaginal. No parto cesariano os esforços são outros.

Considere, todavia, não ter esse refúgio por conta de escolhas imprudentes e infelizes que fixam no campo mental em densidades típicas do apego.

Na compacidade um pouco mais sutil, em intervalos dimensionais próximos da esfera que ocupam os encarnados neste plano de evolução, neste planeta, encontramos bilhão de espíritos que residem em campos mentais de aflições desnecessárias, advindas desde a falta de conhecimento até o excesso de malícia.

Reparem o trunfo possuímos em mãos estudando a Doutrina Espírita e agindo no Cristianismo. E, ter acesso a essa verdade não é nada além de mérito. E, qual mérito haveremos em vivenciá-los? Acessar a bênção que são as casas transitórias.

No próximo número, voltamos com Maria Luiza e sua bênção.

Diógenes.

Mensagem de Irmão José

Depressão

Excetuando-se as questões ligadas ao quimismo cerebral que, evidentemente, podem ocorrer, em consequência das imperfeições da matéria, a causa da depressão diz respeito ao teu descontentamento contigo mesmo.

Os fenômenos pertinentes ao corpo que te reveste originam-se, em maioria, do teu mundo mental.

Os pensamentos que, sistematicamente, cultivas, ainda que não percebas, refletem-se em teu corpo espiritual e deste, por sua vez, ao envoltório em que a tua forma se exterioriza no plano em que te movimentas.

A depressão, em essência, é uma cobrança subliminar da consciência, no que tange às suas atitudes diante da vida.

Complexo de culpa que te induz a ensimesmar-te, agravando-lhe os sintomas, pela voluntária ociosidade a que te recolhes.

Se experimentas, em qualquer nível, certo grau de tristeza e melancolia sem motivação aparente, dá-te pressa em servir os semelhantes, não consentindo que tal estado de espírito se aposse de ti em definitivo.

Harmoniza-te com o teu interior buscando a alegria que somente o trabalho no bem te pode proporcionar.

De Ânimo Firme – Espírito Irmão José, através da psicografia de Carlos A. Baccelli

Novidades

Bazar pelo Rio Grande do Sul arrecada R$ 34.960,01

Durante 40 dias, 18 voluntários conduziram um intenso trabalho de organização, com a participação de inúmeros doadores e compradores, em prol de uma causa nobre: assistir às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Parabenizamos todos os envolvidos por demonstrarem amor, disciplina e fortalecerem laços de amizade por meio dessa significativa ação social.

Entrega das doações para o Rio Grande do Sul

A mobilização dos frequentadores e cooperadores do Grupo de Orações em auxílio às vítimas das enchentes permitiu a arrecadação de um grande volume de alimentos não perecíveis, cobertores, travesseiros, roupas, fraldas geriátricas e diversos itens essenciais. A entrega de alimentos foi feita nos postos dos Correios. As roupas e outros itens não comestíveis seguiram em caminhões de uma grande empresa, que também está mobilizada em auxílio aos gaúchos afetados pelas enchentes.

Entrega de roupas, cobertores e outros itens não comestíveis
Entrega de alimentos.

Justiça Divina é tema de nova série de palestras de Luiz Armando

Após a série de palestras “Desvendando a Reencarnação”, Luiz Armando ministrará seis palestras esclarecedoras sobre a Justiça Divina. As apresentações serão realizadas na sede do Grupo de Orações, Amor e Caridade, nas terceiras terças-feiras de cada mês, com início pontual às 20h30 e duração de 60 minutos. A participação não requer inscrição prévia.
Confira a programação:

16/07/24: Justiça Divina nas cartas de Chico Xavier
20/08/24: Justiça Divina nas obras de Maria Modesto Cravo
17/09/24: Justiça Divina na obra de Yvonne Amaral Pereira
15/10/24: Justiça Divina na obra de Irene Machado
19/11/24: Justiça Divina na obra de Vera Mayrinzek
17/12/24: Justiça Divina e A Morte e o Morrer

Nova turma da Escola de Médiuns inicia em agosto

Com a duração de quatro semestres e aulas que combinam teoria e prática, sempre às segundas-feiras às 20h30, a Escola de Médiuns está lançando uma nova turma com início em agosto de 2024. Uma novidade deste ano é a necessidade de os interessados em participar do curso dialogarem com o mentor Vô Bento, no Diálogo Fraterno, e manifestarem essa intenção já no pedido de agendamento.
As inscrições para as 20 vagas disponíveis já estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail bibliotecagoac@gmail.com. Para o agendamento do Diálogo Fraterno, os interessados devem enviar um e-mail nas sextas-feiras, das 12h às 19h, para dialogofraterno@goac.org.br.

Abertas as inscrições para as Ações Doutrinárias de Ago/Set

Ação Doutrinária é um grupo de estudos com objetivo de conhecer respostas práticas e de aplicações possíveis em nosso cotidiano. O objetivo é oferecer um conjunto de informações lógicas e lúcidas, inteiramente dentro do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita, favorecendo a reflexão verdadeira e promovendo a motivação para o desenvolvimento de novos hábitos e de uma nova maneira de ver e perceber a vida, a nós mesmos e todos os que nos rodeiam.

São organizadas em oito encontros presenciais, de uma hora cada, uma vez por semana, e possuem uma metodologia simples e descontraída, estimulando a participação de todos, em clima afetuoso e enriquecedor. As turmas são pequenas, de apenas 10 participantes, produzindo um aproveitamento com qualidade e interação.

Programação das turmas de agosto / Setembro:

2a. feira, das 13h15 às 14h15: Primeiros Passos
3a. feira, das 20h30 às 21h30: Primeiros Passos
4a. feira, das 19h às 20h: Imortalidade: Educação para Viver
Sábado, das 10h às 11h: Viver e Conviver em Família

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail bibliotecagoac@gmail.com, informando nome, telefone e a turma que tem interesse.

Literatura espírita online

Em nosso site, você pode ter acesso gratuito, online, a dezenas de obras da literatura espírita.

Além dos cinco livros da codificação, a bibliografia online apresenta obras dos seguintes autores espirituais:

  • Amélia Rodrigues
  • André Luiz
  • Emmanuel
  • Humberto de Campos
  • Joanna de Ângelis
  • Manoel Philomeno de Miranda
  • Victor Hugo

O acesso pode ser feito no site pelo link: www.goac.org.br/leituras/bibliografia

Recomendações de leitura

O estudo da doutrina espírita é uma fascinante aventura de descoberta sobre a vida espiritual, a forma como as leis divinas agem em nossas vidas, os mecanismos da reencarnação, entre tantos outros aspectos que explicam nossa vida presente e contribuem para uma vida futura melhor. Com tantas obras espíritas à disposição, por vezes é um desafio selecionar o que ler primeiro. Em nosso site você encontra recomendações de leitura, de acordo com o estágio de estudos em que você se encontra: Para quem está chegando à doutrina Para conhecer o Mundo Espiritual, seu cotidiano e o pós-morte do corpo físico Para estudar a Moral Cristã Para estudar Mediunidade Para estudar Obsessão, seus atributos, efeitos e seu tratamento Além de uma seleção de títulos para presentear adultos e crianças. Acesse digitando o seguinte link: www.goac.org.br/leituras/indicacoes-bibliograficas/

Solidariedade

Caminhando com Jesus

O “Caminhando com Jesus” nasceu em agosto de 2022 por iniciativa da Espiritualidade que coordena o Grupo de Orações.
Sob as orientação da mentora Sandra de Alencar, responsável pelo Caminhando no plano espiritual, o projeto nasceu para ocupar importante lacuna e distração do Grupo de Orações para com as crianças que frequentam a Casa.
A proposta é apresentar Jesus e seus ensinamentos, focando em crianças de 2 a 7 anos, favorecendo um contato leve, amistoso e real com Jesus.
A figura humana e o ente espiritual que inaugurou o amor no planeta Terra.
É a própria Sandra de Alencar quem oferece o currículo e os objetivos a serem vivenciados pelos Facilitadores, deixando para que os mesmos desenvolvam o tema da maneira que acreditarem seja mais produtivo e gostoso.
Assim, o foco primário é fazer a criança se identificar positivamente com Jesus. Sua emanação alegre, compromissada com Deus e com o semelhante na vivência do respeito, da fraternidade e da compreensão.
Nestes tempos de “Caminhando com Jesus” a experiência mostra que os encontros têm oferecido às crianças uma nova escolha: caminhar com Jesus.

Refeição Solidária

No mês de junho de 2023, o Grupo de Orações deu início ao projeto Refeição Solidária. Em seu primeiro ano de atuação, o projeto já distribuiu mais de 2000 refeições para a população em situação de rua das áreas do Ibirapuera, Campo Belo, Brooklin, Moema e Vila Olímpia, juntamente com kits de higiene, vestuário, calçados e alimentação para cães. A presença espiritual da Casa foi sentida em todos os colaboradores, desde a concepção da iniciativa até a aquisição e organização dos itens, assim como na produção e distribuição das refeições.

Nossos corações transbordam de amor e gratidão por podermos servir nossos semelhantes. Este é apenas o início de algo muito promissor, com o crescimento contínuo do grupo a cada dia. As doações são consistentes e almejamos levar alimento, amor e atenção a um número ainda maior de irmãos, buscando disseminar a fraternidade, o afeto e a esperança que o Mestre Jesus nos proporciona incessantemente. Se esta ação solidária tocou seu coração, busque um membro do grupo Refeição Solidária GOAC e una-se a nós! Precisamos expandir a produção e distribuição das refeições. Desperte o master chef que há em você e adicione o seu tempero de amor a essa nobre causa.

Para mais informações, entre em contato com: Luciana: (11) 996881985, Cristina: (11) 994670042, Flávia: (11) 976854512.

S.O.S. Amiguinhos Peludos

Eles nos ensinam o amor incondicional, a fidelidade e a resignação, mas alguns são abandonados e sofrem maus tratos. Os protetores de animais, almas caridosas, resgatam cães e gatos em situação de risco, mas precisam de muita ajuda para garantir a alimentação e os cuidados veterinários necessários, enquanto procuram lares amorosos para esses amiguinhos.

Fernanda, a amiga que cuida do Facebook e Instagram do Grupo de Orações, se define como amante dos animais e há anos vem ajudando algumas protetoras, distribuindo entre seus amigos “sacolinhas de Natal”, com a lista do que cada animalzinho mais precisa: medicamentos, tapetes higiênicos, ração e vários outros itens. A necessidade, entretanto, é grande durante o ano todo e, com seus recursos próprios, a capacidade de Fernanda para auxiliar sempre foi muito limitada. Condoída com a situação das protetoras, cada uma com mais de 100 cães e gatos, e todos os cômodos de suas casas ocupados por um grupo de animais, Fernanda conversou com Marcus.
Foi assim que, em dezembro de 2023, nascia no GOAC mais uma campanha permanente: S.O.S. Amiguinhos Peludos.
O projeto ainda engatinha, com uma média de 2 a 3 quilos de ração por mês, para atender a necessidade de cerca de 400 animais.
Vamos ajudar esses animaizinhos? Quem se sensibilizar com a causa e puder ajudar, tem três oportunidades: doando ração, medicamentos etc., contribuindo para as compras do que os amiguinhos precisam ou adotando um animal.
A entrega das doações pode ser feita no GOAC ou diretamente para Fernanda. A contribuição para as compras pode ser feita através do PIX contato@goac.org.br, incluindo R$ 0,12 ao valor para destinarmos ao projeto. E a adoção pode ser combinada com Fernanda pelo WhatsApp 011 97626-7357.

Aniversariantes de julho

Classificados

Acupuntura em domicílio

Fernando Yonezawa (marido da Carol das segundas). Tratamento de dor, ansiedade, depressão, estresse etc. WhatsApp: 11 98309-9197.

Consultoria em autorrelacionamento e autocomunicação

Marcus Guarnier (cooperador aos domingos). Precisando conversar? Organizar pensamentos? Serenar emoções? Posso ajudar. Bastante. www.marcusguarnier.com.br

Farmácia de manipulação

João Lobo (cooperador às 5as. feiras). Casa das Fórmulas. www.casadasformulas.com.br WhatsApp 11 97065-7667

Goiabinhas Mama Thereza

Thereza de Medeiros (cooperadora aos domingos). Deliciosas goiabinhas artesanais direto da cozinha da mãe Thereza. WhatsApp: 11 98107-9123.

Nossa agenda

Fluidoterapia

Evangelho

Financeiro

Nossas reservas

Resumo por área

Manutenção da casa

Obras sociais

Núcleo cultural

Cantinho do aconchego

As compras de insumos para o Cantinho do Aconchego são feitas pelo cooperador responsável, que é reembolsado posteriormente. Como o reembolso ocorre, por vezes, nos meses seguintes, o demonstrativo por dar a falsa impressão de que não houve compras em determinado mês ou que as compras foram excessivas em outro. Como todo demonstrativo financeiro adota o critério do mês de saída de caixa (mês em que foi feito o reembolso), passamos a apresentar, adicionalmente, o demonstrativo pelo mês em que a compra efetivamente ocorreu.

Considerando o mês em que o reembolso da compra foi feito (saída de caixa)

Considerando o mês em que a compra foi realizada

Desta forma, notamos que desde março o Cantinho vem obtendo resultados positivos.