Outubro/21

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é png_20220621_125351_0000-1024x469.png

Aos amigos cooperadores

As nossas vibrações por muita luz e paz!

Quando caminhava junto a seus discípulos, comentando a fragilidade da vida na Terra e a imperecibilidade do Evangelho, Jesus afirmou (1) “[…] as palavras que eu vos disse são espírito e são vida.”. 

Uma frase tão curtinha, mas tão profunda ao mesmo tempo. Deixa claro que o Evangelho é a diretriz de aperfeiçoamento individual e intransferível. Que todo aquele que se transforma – e a transformação verdadeira ocorre somente de dentro para fora –  vai beber a água oferecida à mulher Samaritana, aquela que sacia para sempre a sede do ser.

Paulo de Tarso, na carta aos Colossenses, recomenda-nos revestirmos as “entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade” (2). Indicando claramente que o exemplo de Jesus deve ser sentido e vivido intensamente pelo cristão, na intimidade do ser (3), e não na exterioridade da aparência e do faz de conta. Não se trata de melhorarmos os outros, mas sim de nos transformarmos.

Conectada ao mesmo contexto e princípio, Joanna de Ângelis nos conduz a refletir sobre dois verbos: ser e parecer. (4)

O sempre amoroso e sábio Emmanuel alerta, a todos nós espíritas, que a Doutrina Espírita não reflete a palavra de Jesus “por mera reforma dos conceitos superficiais do movimento religioso, à maneira de quem desmontasse antigo prédio para dar disposição diferente aos materiais que o integram, em novo edifício destinado a simples efeitos exteriores”. (5)

Poderíamos reunir aqui ainda centenas de trechos ou mensagens de mentores que respeitamos e aprendemos a admirar, todos eles sempre relembrando de várias formas, a mesma coisa: as palavras de Jesus são espírito e vida.

Não somos novos nesta jornada. Todos já vivemos muitas vidas, já nos enganamos muitas vezes, já perdemos muito tempo tentando justificar atitudes de egoísmo e orgulho como se fossem caridade e humildade. A vida sempre nos reapresenta a Verdade – é impossível fugir Dela. 

Abracemos pois, o caminho da renovação e da verdade dentro de nós. Lembrando que, por mais que possamos interagir com o mundo todo, temos sempre uma companhia vigilante e determinada, nos espreitando. Ela é incansável, justa, verdadeira, sincera, admirável e absolutamente implacável no seu julgamento. Ela conhece o Evangelho de Jesus, todas as nossas imperfeições e intenções. É impossível enganá-la. Ela vem de Deus. Ela é a nossa consciência.

Um Forte abraço!

Equipe O Candeeiro

(1) João 6:63
(2) Colossenses 3:12
(3) Emmanuel,  Vinha de Luz, item 89, psicografia de Francisco Cândido Xavier
(4) Joanna de Ângelis, Livro Momentos de Coragem, Texto Ser e Parecer, Psicografia de Divaldo Franco
(5) Emmanuel, Reformador ago 1962, p 170, psicografia de Francisco Cândido Xavier

Mensagem do mês

Renunciar

E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.” — JESUS (Mateus, 19.29)

Neste versículo do Evangelho de Mateus, o Mestre Divino nos induz ao dever de renunciar aos bens do mundo para alcançar a vida eterna.

Há necessidade, proclama o Messias, de abandonar pai e mãe, mulher e irmãos do mundo. No entanto, é necessário esclarecer como renunciar.

Jesus explica que o êxito pertencerá aos que assim procederem por amor de seu nome.

À primeira vista, o alvitre divino parece contrassenso.

Como olvidar os sagrados deveres da existência, se o Cristo veio até nós para santificá-los? Os discípulos precipitados não souberam atingir o sentido do texto, nos tempos mais antigos. Numerosos irmãos de ideal recolheram-se à sombra do claustro, esquecendo obrigações superiores e inadiáveis.

Fácil, porém, reconhecer como o Cristo renunciou.

Aos companheiros que o abandonaram aparece, glorioso, na ressurreição. Não obstante as hesitações dos amigos, divide com eles, no cenáculo, os júbilos eternos.

Aos homens ingratos que o crucificaram oferece sublime roteiro de salvação com o Evangelho e nunca se descuidou um minuto das criaturas.

Observemos, portanto, o que representa renunciar por amor ao Cristo. É perder as esperanças da Terra, conquistando as do Céu.

Se os pais são incompreensíveis, se a companheira é ingrata, se os irmãos parecem cruéis, é preciso renunciar à alegria de tê-los melhores ou perfeitos, unindo-nos, ainda mais, a eles todos, a fim de trabalhar no aperfeiçoamento com Jesus.

Acaso, não encontras compreensão no lar? Os amigos e irmãos são indiferentes e rudes? Permanece ao lado deles, mesmo assim, esperando para mais tarde o júbilo de encontrar os que se afinam perfeitamente contigo.

Somente desse modo renunciarás aos teus, fazendo-lhes todo o bem por dedicação ao Mestre, e, somente com semelhante renúncia, alcançarás a vida eterna.

Caminho, Verdade e Vida — Emmanuel

Evangelho e Fluidoterapia

Conheça abaixo a escala do Evangelho e Fluidoterapia para outubro.

Evangelho

Fluidoterapia

Além de ser transmitida pelo nosso canal do YouTube, a Fluidoterapia é também presencial às quartas-feiras 20h30. A casa inicia a atividade às 20h05, seguindo todos os protocolos de segurança. Ao chegar, por favor toque a campainha. Se você tiver algum sintoma ou pertencer aos grupos de risco, sugerimos que acompanhe a apresentação pelo YouTube.

Núcleo de Solidariedade

Amigo Cooperador,

A transição que tanto queríamos ver no mundo começa a dar passos um pouco mais visíveis, e notadamente, essa transição é processo participativo, solicitando uma transição de cada um de nós. E não há transição que subsista sem esforço. Nesse momento exigente, em tantos níveis, de tantas formas, eis que a possibilidade de um tanto a mais de esforço se encontra por todo lado. A possibilidade de movimento altruísta, diante das necessidades sempre desafiadoras.

As arrecadações de alimentos têm diminuído. As demandas de enxovais têm aumentado. Algo que pede um pouco a mais de nossa parte. Quanto de nós temos a oferecer? Porque a realização da possibilidade em ação possível só depende de nós.

Todo último domingo do mês há o plantão para recebimento de doações. Para aqueles que não puderem se deslocar, são disponibilizadas as contas para auxílio. E agora, o convite também aberto para a colaboração com atividade efetiva. Independentemente da forma, pedimos uma ajuda nesse movimento tão essencial.

Você pode nos ajudar?

“E ele disse-lhes: Quantos pães tendes?” Marcos 6:38

Grupo Obreiros da Luz Divina
Banco Itaú 341
Agência 1017
Conta poupança 51051-0
CNPJ 07.816.052/0001-80 (Chave PIX)

MAMA
Banco Itaú 341
Agência 0192
Conta poupança 18.376-2
(se for transferir pelo Itaú, colocar /500)
Sandra Mello Camelier da Silva
CPF 032.128.558-19
Chave PIX (11) 99963-6183

Assistências do nosso grupo

Evangelho – Prece de Abertura

A Prece de Abertura é o momento de buscar a Deus, a Jesus e a Espiritualidade Superior.

É o momento de “consolação” onde se contribui para promover um relaxamento mental, através da concentração, com o objetivo de elevarmos o padrão vibratório mental e termos, assim, melhores condições de apreender os valiosos ensinamentos da Palavra da Boa Nova.

Precisamos de um momento de acalmia, renunciando a toda distração e compreendendo qual é a importância deste momento de preparação.

O cooperador, preparado anteriormente e sintonizado com os mentores deste trabalho, conduzirá a prece de maneira acolhedora, promovendo os corações presentes ao Evangelho a elevação do pensamento ao Plano Superior. Pautado na espontaneidade, mantendo assim a disposição em acolher as orientações do mentor.

Buscamos o acolhimento através da “Prece de Caritas”, nos orientada pela espiritualidade, pedindo a Deus fazer descer sobre nós suas bênçãos, sua luz, sua força, suprindo as nossas deficiências momentâneas.

Assim, de forma mais harmônica, pela ponte da fé e da esperança, somos levados num segundo momento, às reflexões da Boa Nova.

Aniversariantes

Núcleo financeiro

Pelo quarto mês seguido as contribuições dos cooperadores não foram suficientes para a cobertura das despesas da nossa casa. Nosso grupo se mantem com as contribuições voluntárias dos cooperadores, cada qual conforme sua condição permite.

Lembramos àqueles que puderem ajudar, que sua contribuição é muito importante. Se possível, logo no início do mês.

Os dados bancários do nosso grupo são:

Banco Itaú (341)
Agência 1659
Conta corrente 22.760-5
CNPJ 05.587.349/0001-95
Grupo de Orações, Amor e Caridade
PIX contato@goac.org.br