Setembro/21

Aos amigos cooperadores

Caro Amigo Cooperador,

Rogamos a Jesus que ilumine você e sua família!

Refletindo acerca do Evangelho encontramos a belíssima Parábola da Pérola: “O Reino dos Céus é também semelhante a um mercador que anda à procura de boas pérolas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.”[1]

Jesus não mediu forças para nos explicar sobre o Reino dos Céus. Em diversos momentos do Evangelho, e através de tantas parábolas, o Mestre buscou desmistificar as visões antigas de que este Reino seria um espaço para as criaturas eleitas por Deus.

Nessa parábola, especificamente, ele compara o Reino dos Céus com uma pérola. Todos sabemos do valor que uma pérola tem. Porém, a pérola da parábola é de tão grande valor que vale mais que todas as outras pérolas ou coisas que o mercador venha a ter.

Interessante notarmos também que o mercador não lança mão de meios escusos para obtê-la. Não tenta roubá-la, nem usar de sua influência de mercador para negociá-la e reduzir o seu preço. Ele se vê diante de uma decisão muito grave, que é a de escolher entre ela e todos os seus bens. Como percebemos, ele não titubeia, escolhe o Reino dos Céus, transformando-se no exemplo de Jesus na parábola.

Em um exercício simples, entendemos que o mercador é o Homem de Bem, descrito por Allan Kardec no Evangelho Segundo o Espiritismo[2]. Este homem de boa vontade, que pratica a Lei de Justiça, de Amor e Caridade, representa a nossa meta moral, o nosso objetivo de transformação íntima. Admiramos a decisão do homem e gostaríamos de ter a sua coragem nessa tomada de decisão.

Mas será que Jesus afirma que devemos deixar todos os nossos bens, nossos amigos e famílias para buscarmos o Reino dos Céus? Interpretar as parábolas de Jesus de modo literal não é o modo mais adequado de compreendê-las. Temos que nos esforçar para entender o sentido oculto em suas palavras, como nos ensinou também o nosso caro codificador[3]. Uma reflexão rápida vai nos ajudar a perceber que pregar este sentido literal seria incoerente com toda a doutrina de Jesus.

A pérola representa o Evangelho, a Lei de Deus, o amor e a caridade, em resumo, a verdade. Todo o resto representa a ilusão, as situações e acontecimentos do caminho, que fazem parte da nossa jornada, mas que não deveriam importar mais do que a pérola.

A parte mais relevante a refletirmos é que esse momento de decisão entre a pérola e o resto não acontece apenas uma vez nas nossas vidas. Acontece diariamente, a cada instante. Em cada escolha podemos optar por ela, ou pelo resto.

Essa percepção nos ajuda a entender que a misericórdia divina sempre nos oferece infinitas oportunidades de buscarmos o Reino dos Céus, que está dentro de nós. A escolha é nossa. A decisão é nossa.

Que essa percepção, porém, não seja justificativa para continuarmos escolhendo errado, de maneira consciente. Sabemos que o tempo é muito caro, e que o erro consciente representa remorso e sofrimento, ou, como Jesus mesmo ensina, o “choro e ranger de dentes”.

Um Forte abraço!

Equipe O Candeeiro


[1] Mateus 13:45-46

[2] Cap XVII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec

[3] Cap XXIV, itens 3-7 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec

Mensagem do mês

Opiniões

“Ai de vós, quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.” — JESUS (Lucas, 6.26)

Indubitavelmente, muitas pessoas existem de parecer estimável, às quais podemos recorrer nos momentos oportunos, mas que ninguém despreze a opinião da própria consciência, porquanto a voz de Deus, comumente, nos esclarecerá nesse santuário divino.

Rematada loucura é o propósito de contar com a aprovação geral ao nosso esforço.

Quando Jesus pronunciou a sublime exortação desta passagem de Lucas, agiu com absoluto conhecimento das criaturas. Sabia o Mestre que, num plano de contrastes chocantes como a Terra, não será possível agradar a todos simultaneamente.

O homem da verdade será compreendido apenas, em tempo adequado, pelos Espíritos que se fizerem verdadeiros.

O prudente não receberá aplauso dos imprudentes.

O Mestre, em sua época, não reuniu as simpatias comuns. Se foi amado por criaturas sinceras e simples, sofreu impiedoso ataque dos convencionalistas. Para Maria de Magdala era Ele o Salvador; para Caifás, todavia, era o revolucionário perigoso. O tempo foi a única força de esclarecimento geral.

Se te encontras em serviço edificante, se tua consciência te aprova, que te importam as opiniões levianas ou insinceras?

Cumpre o teu dever e caminha.

Examina o material dos ignorantes e caluniadores como proveitosa advertência e recorda-te de que não é possível conciliar o dever com a leviandade, nem a verdade com a mentira.

Caminho, Verdade e Vida — Emmanuel

Evangelho e Fluidoterapia

Conheça abaixo a escala do Evangelho e Fluidoterapia para setembro. As novidades, como já sabe, é que agora temos transmissão também às segundas-feiras à noite e a fluidoterapia será presencial. Por enquanto, as atividades dos demais dias seguem apenas de forma remota.

Evangelho

Fluidoterapia

Além de ser transmitida pelo nosso canal do YouTube, a Fluidoterapia passa a ser também presencial às quartas-feiras 20h30. A casa inicia a atividade às 20h05, seguindo todos os protocolos de segurança. Ao chegar, por favor toque a campanhia. Se você tiver algum sintoma ou pertencer aos grupos de risco, sugerimos que acompanhe a apresentação pelo YouTube.

Assistências do nosso grupo

O Evangelho no grupo de orações

Parábola do semeador

“Novamente começou a ensinar junto ao mar, e reúne-se junto dele uma turba numerosíssima, de modo que entrou no barco, que estava no mar, para se assentar, e toda a turba estava sobre a terra, junto ao mar. Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas, e lhes dizia no seu ensino: Ouvi! Eis que o semeador saiu a semear. E sucedeu que, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra parte caiu sobre solo pedregoso, onde não havia muita terra, e brotou imediatamente, por não haver profundidade de terra. E quando raiou o sol, foi crestada e, por não ter raiz, ressecou-se. Outra parte caiu nos espinheiros; os espinheiros subiram e a sufocaram; e não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e dava fruto, que desponta e cresce; um carregava trinta; outro, sessenta; e outro, cem. E dizia: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! ” (Marcos 4: 1-9).

Nessa parábola baseiam-se todas as atividades do Grupo de Orações, Amor e Caridade.


A semente é o Evangelho de Jesus, entendido como roteiro da vida. As sementes são lançadas em diferentes terrenos, mas nem todo terreno é fértil, nem todos darão bons frutos.


Quando o terreno está devidamente preparado, a produção fica assegurada com frutos suculentos e nutritivos. Os ensinamentos do Evangelho, quando alcançam os bons corações, são assimilados e difundidos.

Então, amigos irmãos, lançar as sementes do Evangelho é a nossa PRINCIPAL TAREFA, não devendo-nos preocupar com a colheita. Isso é entre cada criatura e Deus.


O nosso dever é ajudar a preparar a terra para que cada semente traga os frutos para saciar o nosso espírito, através da Oração (nossa ligação com Deus), através do Amor (maior fruto a ser colhido) e da Caridade (nossa semeadura).


Que Deus abençoe a todos.

Núcleo de Solidariedade

Amparo a gestantes de baixa renda

Mais do que nunca, as gestantes de baixa renda estão enfrentando muitos desafios para conseguir as roupinhas e ítens básicos que seus bebês vão precisar. O MAMA tem multiplicado esforços para amparar essas mãezinhas com enxovais completos, feitos com muito capricho. Hoje o MAMA atende a gestantes de várias entidades benemerentes, como Casa do Consolador, Casa Transitória da FEESP, Missão Paz, Obreiros da Luz Divina e várias outras, além das que nos procuram diretamente através de gestantes que já foram beneficiadas.

Nesse momento o MAMA precisa de recursos para comprar os ítens que faltam para atender as gestantes que receberão enxovais em setembro. Contamos com a contribuição de todos que puderem ajudar.

Veja quantas gestantes estão sendo atendidas por mês. As informações de agosto/21 incluem enxovais doados até o dia 13.

Aniversariantes do mês

Parabéns aos nossos irmãos cooperadores! Que as suas jornadas de renovação interior e as suas ações no bem sejam sempre abençoadas pela presença de Nosso Amado Mestre, Jesus.

1      Márcia Moreira

1      Maria Margarida Alves

2      Adaudite de C. Baptista

6      Ivani Vendrameto

10   José Rodolfo Bacci

11   Francisca Grostein

11   Vânia Ewert de Campos

14   Eliana Carvalho e Silva de Abreu Sampaio

15   Gabriel Reis

16   Adriana Gomes Pereira Maurmo

23   Diego Marchini

30   Renato Barbosa Marangoni

CCDE

“Aquelas obras [O Livro dos Espíritos e O Livro dos
Médiuns] contêm o que aprendi, e não o que criei.
Ora, o que aprendi, outros podem aprender, mas,
como eu, devem trabalhar
.”
Allan Kardec
Revista Espírita – Novembro de 1862

Mais do que um dever do cooperador de uma casa espírita, o estudo aprofundado da Doutrina Espírita é uma oportunidade para compreendermos os fundamentos do espiritismo e sua contribuição para a nossa evolução, bem como nos sentirmos seguros de que nossa atuação em favor do próximo será sempre boa, verdadeira e útil.
O cooperador do GOAC pode participar do Curso para Cooperadores da Doutrina Espírita em qualquer dos dias em que é oferecido:

  • Segundas-feiras: 15h30 às 16h30 ou 21h15 às 22h30
  • Quartas-feiras: 21h30 às 22h30
  • Quintas-feiras: 20h00 às 21h00
  • Sábados: 11h45 às 12h45
  • Domingos: 11h15 às 12h15

Núcleo Financeiro

Preparamos um relatório das nossas finanças para você saber como elas estão.